sexta-feira, 11 de julho de 2014

O Poder das Cores em nossa Casa!

O que é FENG SHUI? 

O Feng Shui é a antiga arte Chinesa de criar ambientes harmoniosos. Originou-se há cerca de 5.000 anos, nas planícies agrícolas da China Antiga. Seu desenvolvimento vem sendo desde então, aumentado e evoluído, chegando aos dias de hoje, como uma disciplina capaz de nos oferecer um sistema completo, nos ligando intimamente à natureza e ao Cósmico.

Afinal, qual é a melhor cor para um ambiente em nossa casa ou local de trabalho?
Que cor nós devemos possuir em excesso numa decoração? Qual ajudaria nos estudos e nos trabalhos? Será que existe alguma cor para melhorar nosso relacionamento? Qual a melhor cor para a fachada de nossa casa afinal?

Para começar a responder estas e outras dúvidas, segue um roteiro bem simplificado, com o efeito das cores nos ambientes na ótica do Feng Shui e da decoração.

BRANCO:

Feng Shui: É considerada uma cor neutra e muito ousada. Pode ser aplicada em qualquer ambiente. No Feng Shui, está ligada ao elemento Metal. Deve-se tomar muito cuidado quando o branco aparece em demasia em um ambiente pois, representa infinito, deixando uma pessoa, que passa muito tempo sozinha, uma sensação de infinito, frieza, hostilidade e vazio. Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos.

Decoração: A cor branca traz, para algumas pessoas, a sensação de paz, calma, tranquilidade e serenidade. Para outras, a sensação é de frieza, tristeza e impessoalidade. O branco é muito usado para dar uma sensação de amplitude em ambientes pequenos e apertados e nos passa também uma sensação de limpeza, até exagerada. O branco só é branco quando recebe uma luz intensa direta. Locais com essa cor trazem uma sensação de claridade.

PRETO:

Feng Shui: Pode ser uma cor opressiva e depressiva. Está ligada ao elemento água e, por este motivo, deve-se ter muito cuidado na sua aplicação pois, pode passar a sensação de angústia. Pode lembrar luto, perdas e tristezas. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.

Decoração: Muita atenção e cuidado com o uso desta cor. Ela deve ser usada em pequenos detalhes na decoração, principalmente para termos um ''efeito especial'', tanto dentro, como fora de casa. Ainda na área interna, é usada para fazer contrastes principalmente com o branco. Muito usado no teto com pé direito muito alto para dar sensações de rebaixo já que sua cor, causa-lhe a impressão que diminuímos o espaço. Mas, sendo bem usado pode dar um ''up'' e ar muito luxoso em seu ambiente.

VERDE:

Feng Shui: É uma cor neutra que representa o elemento madeira. Acalma o sistema nervoso e as pessoas agitadas. Também significa esperança e satisfação. Muito cuidado em usar a cor verde em locais onde predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente, verde (madeira) alimenta o vermelho (fogo). Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas onde existem problemas de saúde, o verde é uma ótima cura.

Decoração: É uma cor muito usada e sempre traz alegria e vida. No piso e detalhes lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.

LILÁS/VIOLETA:

Feng Shui: Traz tranquilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade e a meditação. Tem efeito purificador, transforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos. Nas casas, o melhor ambiente para uso são em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer a ansiedade.

Decoração: Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes em pequenos detalhes. Se for uma cor monocromática, pode cansar. Evite ter locais com a predominância desta cor.

LARANJA:

Feng Shui: Cor do intelecto e mental. Em doses pequenas, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Boa para áreas da casa que quer se estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar conversas demais, brincadeiras fora de hora e aumento do apetite.

Decoração: Inconscientemente, lembra sabores agradáveis e nos remete à infância, às brincadeiras e aos doces. em geral, é muito usado em cozinhas, pois abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves (cor pêssego). em tons mais escuros, sugere estabilidade.

VERMELHO:

Feng Shui: É uma cor que pode estimular as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Está ligado ao elemento fogo e, por este motivo, deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois e uma cor excitante e estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas e explosões de humor.

Decoração: Todo cuidado é pouco na hora de se aplicar esta cor nos ambientes. É uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo quando em excesso. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e até exótico. Em demasia, pode ser vulgar.

 AZUL:

Feng Shui: É uma cor que tem efeito calmante e tranquilizante para as pessoas quando aplicado em um ambiente. Cuidado com o excesso de azul, pois irá provocar sonos e cansaço. Já, para quem é muito agitado, deve ser usado. Está associada ao elemento água no Feng Shui.

Decoração: Pode ser aplicado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia e sono. Mais escuro transmite autoridade e poder.

AMARELO:

Feng Shui: Outra cor que estimula o intelecto e ajuda muito nos estudos. É a cor da luz, por este motivo deve ser usado em ambientes escuros. Estimula a comunicação, o mental e abre o apetite. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, provocando preocupação.

Decoração: Nos ambientes, é muito usado para esquentar e iluminar áreas escuras e frias. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz.

(fonte: http://www.mensageiros.hpg.ig.com.br)





Espero que tenham gostado das dicas ;)

Bjs Thamy


10 comentários:

  1. Oiii...
    Adoreiii as dicas...
    Massss, vou querer detalhes em preto na cozinha e sala, acho muito lindo!...hehehehe...

    Beijinhos e um ótimo findii!

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gra!
      Também adoro preto! hahaha...Tanto que o chão da minha cozinha ainda está ganhando o porcelanato preto <3

      Beijão e obrigada pelo carinho

      Excluir
  2. oi Thamy amei as dicas,,, acho que vou abusar do azul, rs,,, aqui em casa tá todo mundo precisando ficar calminho, rs,,, bjs

    http://meunovolarsil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana,
      Que bom que gostou...É realmente acho que devemos ter azul em todos os cômodos né?! rsrs
      Bjs!

      Excluir
  3. Oi Thamy,
    Achei muito interessante!
    Minha decoração vai ser bem colorida, então muito bom saber o efeito de cada cor
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tha!
      Que bom! Fico feliz em poder ajudar vocês :)
      Beijos

      Excluir
  4. Olá Thamires.
    Muito legal esse post.
    As cores tem uma grande influência sobre o ambiente.
    Bjs!

    http://simplesmentedecor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita!
      Ah que bom que gostou ;)
      As cores fazem e muita diferença em nosso lar s2
      Bjs

      Excluir
  5. Olá Thamires,super interessante este post
    Não entendo muito de feng shui mas Eu adoro cores claras e detalhes bem coloridos no meio pra destacar
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra!
      Também amo cores claras, elas nos possibilitam em ousar e abusar das cores né?!
      Fico feliz por ter gostado do post ;)
      Bjo

      Excluir